Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

Quem Somos \ equipe \ Marcus Aurélio de Carvalho

Marcus Aurélio de Carvalho

Radialista e jornalista, 50 anos, é coordenador executivo e coordenador pedagógico da ong UNIRR, União e Inclusão em Redes de Rádio, criada em 1995, e referência em capacitação, rádio, inclusão e cidadania.

Marcus tem experiência de 20 anos como capacitador, dando cursos e oficinas de rádio e de cidadania nos meios de comunicação - eventos realizados em todas as regiões do Brasil e em 17 outros países.

Em 2003 foi reconhecido pela ANDI e pela Unicef  como Jornalista Amigo da Criança, por sua atuação como capacitador de jornalistas do nordeste para a abordagem e cobertura dos temas dos direitos humanos na infância e adolescência.

Atuou como professor convidado no curso de aperfeiçoamento dos funcionários brasileiros da Rádio BBC em Londres, de 15 a 26 de julho de 2004.  

Foi professor, em Bonn e Berlin, do curso de preparação para a cobertura da Copa do Mundo 2006, voltado para jornalistas de rádio dos países de língua portuguesa.  O curso foi promovido pela Deutsch Welle Akademie, em outubro de 2005, com participação de jornalistas esportivos de emissoras do Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique, São Thomé e Príncipe e Timor Leste.

Marcus foi representante no Brasil - de 1995 a 1999 - e vice-presidente para a América Latina e Caribe - de 2000 a 2002 - da AMARC, Associação Mundial de Rádios pela Cidadania e Comunitárias.

Atuou também como coordenador da equipe de rádio do IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, de 1990 a 1994. Após deixar o IBASE, fundou e participou da coordenação da ong CRIAR BRASIL, de 1994 a 2002, da qual é hoje conselheiro vice-presidente.

É professor de produção e organização em rádio no curso de rádio e TV da FAAP Foi professor das faculdades Pinheiro Guimarães e Unicarioca (de 2000 a 2002), responsável pelas disciplinas redação para rádio, produção radiofônica, história do rádio, linguagem e programação radiofônica e teoria da comunicação. Na mesma época, atuou como correspondente no Brasil da Radio Red - Noticiário Monitor - rede radiofônica de notícias sediada na cidade do México.

No rádio comercial, foi gerente executivo da Rádio Globo - rede e apresentador do programa Quintal da Globo, até maio de 2012.

Com 30 anos de experiência em rádios comerciais, trabalhou também nas emissoras Roquette Pinto (1981, como redator estagiário e plantonista esportivo), Mauá (1982, como plantonista esportivo), Tamoio (1983, plantonista esportivo), Tupi (de 1984 a 1996, como repórter e apresentador), Rede CBN (1996 a 2002, como âncora e - de 2000 a 2002, como coordenador nacional de esportes, cuidando da implantação e coordenação das transmissões de futebol da rede CBN) e Rádio Globo (2002 até o momento, como gerente executivo da rede e apresentador do programa Quintal da Globo – transmitido aos domingos, às 20 horas, para as 32 emissoras da rede em todas as regiões do país).

« Voltar

Compartilhar


Traduzir


 

FW2