De 15 a 19 de março de 2006, sede da AD, Cidade de Bissau, Guiné-Bissau - Capacitação no Primeiro Encontro de Rádios Comunitárias dos Países de Língua Portuguesa, CPLP. Marcus Aurélio coordenou o treinamento sobre gestão de programação radiofônica e Denise Viola deu aulas sobre rádio e gênero. O evento foi promovido pela ONG guineense AD - Ação para o Desenvolvimento - e contou com participantes de todos os países da CPLP.
De 23 de outubro a 04 de novembro de 2005, sede da Deutsche Welle em Bonn, Alemanhae Berlin(visitas ao Estádio Olímpico) - Capacitação do treinamento para os jornalistas esportivos de todos os países de língua portuguesa, exceto Portugal. O treinamento foi promovido pelo setor acadêmico da Deutsche Welle, para apoiar os jornalistas de países pobres que irão atuar na cobertura da Copa do Mundo 2006. Marcus Aurélio promoveu treinamentos de técnicas de narração esportiva, interpretação de textos, improvisação, dicção e respiração para os 12 participantes do curso, que também tiveram aulas com João de Souza, gerente da Rádio Nacional de Moçambique.
Em 15 de setembro de 2005, no Rio de Janeiro/RJ - Mediação: Debate: “Inclusão e Democracia Participativa”. Evento: 4º Encontro da Mídia Legal – Universitários Pelas Políticas de Inclusão.
Em 30 de agosto de 2005, no Rio de Janeiro/RJ – Palestra: “O Potencial do rádio na América Latina, Caribe e Estados Unidos”. Evento: 1º Encontro Regional de Comunicação da ActionAid Internacional Américas.
Em 11 de junho de 2005, em Curitiba/PR – Palestra: “Rádios Populares e a Ética na Saúde”. Evento: XVII Congresso Brasileiro de Genética Clínica.
Em 15 de setembro de 2004, em Recife/PE – Palestra: “Rádio e Educação” para Professores do SENAC de todo o estado de Pernambuco. SENAC (Recife/PE).
Em 27 de agosto de 2004, no Rio de Janeiro/RJ – Oficina: “Técnicas de Radiojornalismo” - Faetec.
De 16 a 26 de julho de 2004, na sede da BBC Brasil em Londres, Inglaterra - Capacitação do treinamento para os jornalistas do Serviço Brasileiro da BBC. Marcus Aurélio promoveu treinamentos de técnicas de entrevista, interpretação de textos, improvisação, dicção e respiração para os 32 funcionários da BBC Brasil e mais 4 funcionários da BBC em Português para a África.
Em 29 de maio de 2004, São Paulo/SP – Palestra: “Rádio e Educação”. Evento: 2º Simpósio Brasileiro de Educomunicação – USP, ECA e Prefeitura de São Paulo.
Em 23 de maio de 2003, em Florianópolis/SC – Oficina: “Linguagem e Texto para Rádio”. ACIC – Associação Catarinense para Integração do Cego.
Em 26 de novembro de 2003, no Rio de Janeiro – Seminário: “Quais os principais desafios da Rádio MEC”. Evento: Seminário Rádio MEC – Desafios e Perspectivas – 80 Anos de Rádio no Brasil.
De 23 e 24 de novembro de 2003, em Montevidéu, Uruguai – Marcus Aurélio foi o capacitador do curso de rádio para jovens que atuam em rádios comunitárias na periferia de Montevidéu.
Em 17 de outubro de 2003, em Aparecida/SP – Palestra: “Programação: Produto para Vender”. Evento: 3º Curso Intensivo para Formação de Profissionais do Rádio REGIONAL SP, RJ e ES – UNDA SIGNIS BRASIL.
Em 13 de julho de 2003, em Brasília/DF – Seminário: “Mídia e Deficiência”. Evento: Seminário Mídia e Deficiência – Diversidade, Cidadania e Inclusão na Imprensa Brasileira.
Outubro de 1999, em Havana, Cuba – Marcus Aurélio foi Mestre de Cerimônias, ao Lado de Gladis Goizueta (da TV cubana), e palestrante do Festival Ibero-americano de Rádio e Televisão. Coordenou a palestra sobre programação radiofônica.
Outubro de 1998, em Bogotá, Colômbia – Marcus Aurélio foi palestrante e mestre de cerimônias do “Segundo Festival de Rádio e TV – Radioapacionados y Televisionarios”. Coordenou as dinâmicas sobre linguagem radiofônica e sobre agências de notícias.
Junho de 1997, na sede da AMARC-ALC em Quito, Equador – Marcus Aurélio foi participante do Encontro de Representantes Nacionais da AMARC na América Latina e Caribe.
Novembro de 1996, em Pozo de Rosas, Venezuela – Marcus Aurélio foi participante do Encontro de Legislações da Radiodifusão Comunitária.
Novembro de 1995, em Quito, Equador - Participante e Palestrante do Festival de Radio e Televisão "Radioapasionados y Televisionários", com presença de mais de 700 radialistas de toda a América Latina. Neste evento, coordenou, ao lado do radialista equatoriano Francisco Ordoñes, a dinâmica de capacitação sobre métodos de planificação de programação radiofônica.
Setembro de 1995, em Amsterdan, Holanda – Marcus Aurélio foi participante e palestrante do Seminário Desafios 2000, sobre o futuro das rádios de onda curta, com participação dos diretores da BBC, Radio Nederlands, Deutshe Welle (Alemanha), etc. Neste evento, apresentou palestra sobre a história do impacto das transmissões em onda curta para o Brasil.
Junho de 1995, na sede da AMARC-ALC, em Quito, Equador - Participante do Encontro de Representantes Nacionais da AMARC na América Latina e Caribe.
Outubro de 1994, na cidade de Quito, Equador (neste evento, se consolidou a proposta da criação da Unirr). Marcus Aurélio foiintegrante do Seminário de Capacitação de Capacitadores em Rádio na América Latina, com a participação de 22 capacitadores em rádio no continente. Marcus Aurélio foi o único brasileiro convidado para o evento. Duração: 11 dias em tempo integral. Local: sede do CIESPAL - Centro Internacional de Estudos Superiores em Comunicação para a América Latina.