A Unirr oferece oficinas de capacitação em comunicação democrática, rádio e inclusão social de pessoas com deficiência. As oficinas são eventos de curta duração que servem de apoio para quem já trabalha na área ou para instituições que queiram aperfeiçoar a participação de suas equipes nos meios de comunicação.
A Unirr promove oficinas de:
Locução para rádio
Rádio ao vivo
Apresentação de Programas
Produção para Rádio
Esporte no Rádio
Comunicação Inclusiva
Técnica Vocal
Comunicação e Cidadania
Sociedade Inclusiva
Radiojornalismo
Radioteatro
Debates e Crônicas
Edição de Vídeo para a Internet
METODOLOGIA
As dinâmicas das aulas na Unirr utilizam metodologia de educação participativa e construtivista, com dinâmicas que transformam o trabalho em equipe uma experiência divertida e eficiente. Nossas turmas agrupam até no máximo 25 alunos, o que possibilita um acompanhamento personalizado. Os professores seguem as orientações do documento ‘os 14 compromissos do capacitador na Unirr’:
Objetivos e 14 compromissos do Capacitador na UNIRR
A UNIRR quer formar comunicadores integrais e radialistas pensantes que tenham visão ética das relações de trabalho, autoestima para o exercício da cidadania e ação crítica em relação aos meios de comunicação de massa.
Para isso, o capacitador deverá assumir estes 14 compromissos:
Conhecer previamente o contexto local e o perfil dos estudantes;
Sempre que possível, buscar o entendimento sobre a história de vida dos estudantes para estimular neles o desenvolvimento da autoestima e da vontade de participar. As vozes e as formas de expressar ideias são ‘retratos’ dos participantes;
Ter bom humor e postura lúdica. As aulas da Unirr devem ser experiências úteis e agradáveis;
Contribuir para a consciência inclusiva de todos os participantes ao realizar dinâmicas que promovam o que a Unirr chama de ‘atitude que inclui’;
Dar aulas que são – simultaneamente - práticas, teóricas e capazes de desenvolver uma visão crítica sobre o papel dos meios de comunicação;
Estimular permanentemente a criatividade dos participantes;
Não ter atitudes autoritárias em classe e não utilizar argumentos baseados apenas em diplomas e registros profissionais. O ‘comunicador inclusivo e integral’ deve saber os ‘porquês’ das coisas;
Conhecer o tema abordado e pesquisar novos enfoques. Se atualizar sempre;
Estar preparada(o) para abordar outros assuntos que apareçam em classe. Exemplo: um debate político pode ser um ótimo insumo para quaisquer dos temas da grade curricular;
Não privilegiar um estudante ou grupo de estudantes na sequência do curso. Todos merecem atenção e busca de soluções para as dificuldades apresentadas;
Ter uma postura crítica em relação ao próprio trabalho;
Receber como contribuição as visitas da coordenação geral e pedagógica na sala de aula. Mas o coordenador somente interferirá se for convidado para tal pelo professor;
Apresentar pontualmente os relatórios de aula e participar das reuniões com os demais professores, para trocar ideias sobre as dificuldades e soluções encontradas;
Ser pontual e assíduo
QUEM PODE FAZER
Toda e qualquer pessoa ou instituição que queira aperfeiçoar suas ações de comunicação.
HISTÓRICO DAS OFICINAS
2012
14 de Janeiro e 04 de Fevereiro – Oficinas de Locução na sede da Unirr
2008
Setembro a Dezembro – Oficina de Esporte no Rádio
2005
Setembro a Dezembro – Oficinas de Locução e Rádioteatro na Rádio MEC
2004
Janeiro a Fevereiro – Oficinas de Esporte no Rádio, Locução, Radioteatro e Produção, na sede da Unirr
2003
Janeiro a Março - Oficinas de Esporte no Rádio, Locução, Radioteatro e Produção, na sede da Unirr
2002
Setembro a Dezembro – Oficinas de Locução na sede na Unirr