17/8/2013
O site Comunique-se lançou uma série sobre o tema 'o que é ser líder' e convidou, para escreverem depoimentos, Luiz Totti, especialista em liderança, o coordenador executivo da ONG Unirr - União e Inclusão em Redes e Rádio, jornalista Marcus Aurélio de Carvalho, e Rogério Maurício Pereira, editor-chefe do Super Notícia, de Minas Gerais, que fechou o ano passado com a maior circulação entre os jornais brasileiros.
No site, foi publicado um resumo de cada depoimento. Segue, abaixo o depoimento completo de Marcus Aurélio, no qual ele também aborda a liderança no cotidiano da equipe, e o link para a versão resumida, que foi publicada nesta sexta-feira, no Comunique-se.
Marcus Aurélio de Carvalho escreveu: "é recomendável tomarmos muito cuidado com o senso comum sobre o que é ser líder. Muitas vezes associado somente a resultados operacionais em empresas, o conceito perde suas maiores riquezas: o líder como animador do desenvolvimento humano e como participante no aprimoramento da sociedade.
O verdadeiro líder não teme contribuir para que os integrantes da equipe se tornem os novos líderes. Busca qualificar e valorizar seus potenciais sucessores. Inclusive, sucessores para um curtíssimo prazo. O líder não quer seguidores, quer construtores do novo. Não quer cordeiros, quer gente pensante e participativa. Corrige, cobra, demite, contrata, etc a partir de posturas e critérios coerentes e que funcionem como referência.
A maioria dos brasileiros tem pedido um compromisso cada vez maior dos veículos de comunicação com a busca de qualidade de vida, democracia, justiça e o combate aos preconceitos. O líder vitorioso é aquele que não se limita à relação com a equipe, com a direção da empresa e com as pautas. Entende que se não contribui para mudanças na sociedade, não lidera. É, no máximo, um chefe corporativista. Chefe de equipe é uma coisa. Líder com foco na mudança é outra".
http://portal.comunique-se.com.br/index.php/carreira/72575-3-licoes-sobre-lideranca-em-comunicacao
|