30/4/2013
Na foto, Marcus Aurélio de Carvalho, dirigente da Unirr, preparado para pilotar um kart.
O registro foi feito por Luciana Gabardo, no estande da Parakart e equipe Mingo, na Reatech 2013.
Mas... calma!... Não é Marcus, com deficiência visual, quem compete. O Kart da foto é utilizado para corridas de cadeirantes, em kartódromos brasileiros.
Um dos exemplos de competições é a 'Copa São Paulo de Kart Granja Viana', que conta, desde a segunda metade da década passada, com uma categoria inédita no Brasil: a de karts adaptados para pilotos com deficiência. Neles, todos os comandos - freio, aceleração, troca de marchas, etc - estão na região do volante, para acionamento com as mãos.
A iniciativa é uma parceria da associação VIQUI (Viver com Igualdade, Qualidade e Integridade) e a equipe Mingo Racing, em parceria com o Kartódromo Granja Viana.
“O intuito é promover a inclusão e a participação efetiva das pessoas com deficiência nas competições de kart”, explica Paulo Polido, presidente da associação.
Polido também participou de outras ações pioneiras em competições esportivas radicais, sendo o primeiro piloto deficiente no Rally Internacional dos Sertões (na categoria Protótipo) e idealizador da primeira equipe exclusiva de deficientes nas 500 Milhas de Kart Granja Viana.
“O kart é a base do automobilismo e buscamos, aqui na Granja Viana, dar o máximo de apoio para o desenvolvimento desta categoria-escola. O campeonato é bastante diversificado, incluindo desde jovens kartistas que sonham em chegar à F1 até pilotos amadores.
A inclusão dos karts adaptados foi possível graças ao apoio de vários patrocinadores e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo)”, afirma Felipe Giaffone, promotor do campeonato e um dos campeões da Fórmula Truck.
|