20/4/2013
Desde quinta-feira, no estúdio montado na Reatech, buscávamos uma entrevista com representantes da Laramara: organização de referência no atendimento e apoio aos cegos e às pessoas com baixa visão.
Conseguimos, na edição de sábado do Unirr em Foco, na Web Rádio Vanmix - das 13h12m às 13h38m - o estande 705A da Reatech recebeu Antônio Carlos Barqueiro e Rosângela Barqueiro, representantes da área de relações institucionais da Laramara, instituição que tem sede em São Paulo.
AC e Rô Barqueiro, como são chamados carinhosamente pelos amigos, conversaram ao vivo com os apresentadores Marcus Aurélio de Carvalho e Felipe Augusto Diogo. E com os comentaristas Iara Pasqualini e Tatiana Brasileiro. Felipe (cego), Iara (cega) e Tatiana (baixa visão) foram estudantes do curso livre e inclusivo Comunicador Integral da Unirr, que treina, entre outros profissionais, comunicadores e produtores de rádio.
Os entrevistados explicaram para os ouvintes que Laramara é uma organização da sociedade civil que acredita no potencial humano e no direito às oportunidades para todos.
A Laramara foi fundada em 1991, por um grupo de profissionais com experiência na área da deficiência visual e pelo casal Victor e Mara Siaulys, pais de uma jovem cega: Lara. Vitor e Mara já estavam, em 1991, conscientes da carência de serviços especializados para deficientes visuais no Brasil.
Rosângela abordou também o importante papel da audiodescrição como fator de inclusão das pessoas com deficiência. Rô foi palestrante sobre o tema na Reatech e tem lutado intensamente pelo cumprimento da lei que obriga cinemas e canais de TV a disponibilizarem a audiodescrição como recurso de inclusão para os deficientes visuais.
Para conhecer mais sobre as atividades da Laramara, o site da instituição é www.laramara.org.br .
Descrição da foto, para deficientes visuais que visitam nossa fan page da Unirr: sentados, da esquerda para a direita, Felipe Augusto Diogo, Rosângela Barqueiro, Kelleson Viana (sonoplasta e apresentador da Web Rádio Vanmix), Marcus Aurélio de Carvalho e Antônio Carlos Barqueiro. De pé, Iara Pasqualini.
|