Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Com participação da Unirr, empresários do Rio de Janeiro promovem inclusão em grupo

 
11/4/2013

A coordenadora executiva da Unirr, Luciana Gabardo, participou, na quarta-feira, 10 de abril, do encontro da Rede Empresarial de Inclusão Social, realizado em uma das sedes Oi, na Avenida Princesa Isabel, na zona sul do Rio de Janeiro.

O objetivo é aperfeiçoar os processos de recrutamento, seleção, capacitação e evolução na carreira das pessoas com deficiência nas companhias. 

A visão da rede, aprovada pelos participantes, é “tornar-se um depositório do conhecimento compartilhado e referência de articulação e liderança de ações que ampliem o grau de empregabilidade das pessoas com deficiência no Brasil”.

Estavam presentes representantes da Oi, TV Globo, Shell, Michelin, Lafarge, Contax, Ipiranga, Light, Deloitte e mais 13 empresas de grande porte. 

Além das companhias privadas e da ONG Unirr, participaram do evento o CVI (Centro de Vida Independente), a OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Audioteca Sal e Luz. 

Desta vez, os palestrantes foram a diretora do CVI-RJ, Vanessa Goulart; a vice-presidente do CVI-RJ, Lilia Pinto Martins (cadeirante); o presidente da comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira (cadeirante); e o coordenador da área de diversidade e inclusão da Serasa Experian, João Ribas (cadeirante). 

Ribas é um dos articuladores de semelhante rede empresarial de inclusão em São Paulo e trouxe a experiência paulista para a reunião.

O primeiro encontro da Rede Empresarial de Inclusão Social aconteceu no Projac, Rede Globo de Televisão, em 13 de dezembro de 2012, tendo como palestrante Marcus Aurélio de Carvalho, diretor executivo da Unirr. 

Para nós unirrianos, é uma honra ter contribuído com o ponto de partida desta rede no Rio de Janeiro.

“As empresas precisam atuar como parte da sociedade civil na construção do que chamamos na Unirr de ‘a nova abolição de escravatura’, com o gosto pela diversidade”, afirmou Luciana Gabardo, coordenadora da Unirr.

“Como costuma dizer nosso diretor executivo, Marcus Aurélio, quem não promover a inclusão no mundo do trabalho e na escola será percebido, futuramente, com o mesmo desconforto que temos ao ler textos sobre compra e venda de escravos. Não é admissível uma sociedade democrática não aproveite os talentos profissionais de um trabalhador pelo fato de ele ser pessoa com deficiência”, concluiu Luciana.

Descrição da foto para pessoas com deficiência visual: tirada do fundo do auditório da Oi, na Avenida Princesa Isabel, mostrando o plenário e, ao fundo, o palco. Em primeiro pleno, de pé, Luciana Gabardo, coordenadora executiva de Unirr. Nas cadeiras, de costas para a foto, representantes das empresas. No palco, do lado esquerdo, Geraldo Nogueira, da OAB-RJ, dando palestra. De pé, do lado direito do palco, Vanessa Goulart, do CVI-RJ, palestrando com Geraldo.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2