Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Na Católica, sexo e rádio em palestra da Unirr

 
9/4/2013

O diretor executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, deu palestra na manhã desta terça-feira, 9 de abril, para estudantes do quinto semestre de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. 

O tema 'a importância da responsabilidade social do profissional de comunicação nas emissoras de rádios e de TV' foi abordado em uma hora e quarenta minutos de encontro para duas turmas do quinto semestre de jornalismo da PUC.

"A convivência do futuro profissional nas redações dos três setores de propriedade dos meios de comunicação - o estatal, o privado e o público não-estatal (comunitário) - é decisiva para romper preconceitos. Não é verdade que de um lado estejam somente os 'bonzinhos' e do outro os 'malvados'. Há importantes aliados dos movimentos sociais atuando nos veículos comerciais de comunicação, mesmo com os limites desses veículos. Existe todo tipo de pessoa em qualquer que seja o grupo social. Para a sociedade civil, é fundamental identificar esses aliados e enviar pautas, trocar ideias, etc", disse Marcus.

"Conviver é crucial para a diversidade. Por exemplo, o Brasil ainda tem que superar muitos desafios na questão racial. Ainda há racismo. Mas em níveis menores do que os percebidos em alguns países do hemisfério norte. As relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias no período colonial foi importante nessa gradual ruptura com o preconceito. O 'pular de cerca' entre casa grande e senzala teve seu papel. Conviver com a diversidade humana gera afetos e atitudes que incluem. Não é o único fator, mas contribuiu muito para o processo histórico que levou à abolição", ponderou o dirigente unirriano. 

A professora Anna Feldmann, responsável pela disciplina 'processo de comunicação alternativa' na PUC-SP, convidou Marcus a fazer a palestra para as turmas da manhã, neste dia 9, e da noite, na quinta-feira, 11 de abril.

"Foi maravilhosa a reflexão proposta por Marcus Aurélio. A turma ficou super atenta e refletiu sobre o papel do jornalista nos meios de comunicação comunitários e privados. O objetivo da disciplina do encontro foi plenamente cumprido", comentou Anna Feldmann.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2