5/3/2013
A jornalista Vanda Regina Albuquerque, da equipe Unirr, foi a responsável pelo treinamento de 'edição no computador das reportagens em áudio', para os 15 presentes no domingo, 3 de maço, em mais uma aula do curso livre e inclusivo Comunicador Integral, em Taboão da Serra.
Com sete meses de gravidez - está esperando Miguel - Vanda mostrou muita disposição: tirou dúvidas, simulou situações de corte e mixagem e explicou como se torna simples o uso da ferramenta de edição para programas de rádio.
A assistente de coordenação da Unirr utilizou as reportagens produzidas pelos participantes na aula anterior, a de 17 de fevereiro, para transformar a aula em uma oficina de edição. Fez os cortes e mixagens de áudio desse material.
À tarde, o professor Marcus Aurélio de Carvalho promoveu a etapa de gravação dos apresentadores e comentaristas dos micro-programas jornalísticos produzidos pelos dois grupos nos quais a turma foi dividida. O desempenho dos participantes superou a expectativa.
O curso Comunicador Integral em Taboão da Serra é resultado do projeto 'Rádio por uma cidade justa', da Unirr para participantes do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, e conta com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos. A Unirr foi uma das 13 instituições vencedoras do processo de seleção de projetos, promovido pelo fundo em 2012, na qual concorreram mais de 250 organizações.
Os encontros de domingo - quinzenais - contam com oito horas de aula cada. Já foram realizadas 40 horas/aula do total de 80.
É trabalho prático em aula do Comunicador Integral. É fazer, avaliar e refazer.
De repente, grupo que nunca havia apresentado, produzido ou editado programas de rádio estava com a 'mão na massa'. A turma mostra talento para fazer o rádio que anima cidadania. Isso é a atitude que inclui!
|