Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

No Fundo, no Fundo... Unirr dá treinamento

 
28/2/2013

 

Os professores da Unirr Marcus Aurélio de Carvalho e Luciana Gabardo foram os responsáveis pelo treinamento da tarde desta quarta-feira, 27 de fevereiro, no encontro de projetos vencedores do edital Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano, promovido pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos.


O encontro - realizado de terça, 26, a quinta, 28, na sede da ONG Ação Educativa, no centro de São Paulo, capital - reúne representantes das 13 instituições vitoriosas no edital de 2012 do fundo. 

São projetos com foco em questões urbanas e que já estão em andamento. A Unirr, uma das 13 instituições vitoriosas, dá capacitação em rádio para o MTST - Movimento dos Sem Teto - de cinco comunidades de São Paulo, em Taboão da Serra, desde 16 de dezembro, com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

A maioria dos presentes no encontro de capacitação desta semana integra Comitês Populares da Copa do Mundo 2014.

Na tarde desta quarta, Marcus e Luciana treinaram os participantes para o uso adequado do discurso oral em eventos, manifestações e em programas de rádio. 

O uso do humor como eficiente método de sensibilização para as causas sociais foi exemplificado, por Marcus, com a exibição de um dos quadros do programa radiofônico PRK-30, humorístico de maior sucesso nos anos 1940 e 1950 no país. O programa era apresentado e redigido por Lauro Borges e Castro Barbosa.

Nesta quarta, Luciana Gabardo abordou técnicas de respiração diafragmática e dicção, com dinâmica do 'trava-língua'.

Na foto, Marcus prepara a dinâmica sobre programas de rádio, na qual simulou, com os participantes, situações vividas em delicadas entrevistas. 

Marcus representou quatro personagens entrevistadores que atuam de forma negativa para os movimentos sociais. Os estudantes tiveram que 'enfrentar' os entrevistados, utilizando as técnicas abordadas pela Unirr no encontro desta quarta e sem perder a cabeça com as provocações. 

Na sequência da cada entrevista, os participantes debateram, em grupo, como aprimorar as respostas ao vivo nas verdadeiras 'saias justas' criadas por alguns comunicadores.

No fundo, e a convite do Fundo Brasil de Direitos Humanos, isso é missão da Unirr. É atitude que inclui.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2