8/1/2013
Alessandra Gualberto, estudante de jornalismo da Universidade Castelo Branco no Rio de Janeiro, apresentou, em dezembro, seu trabalho de conclusão de curso, com o tema ‘a inclusão do deficiente visual no jornalismo’.
O diretor executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, foi entrevistado por Alessandra, em 25 de agosto de 2012. A metodologia de inclusão da Unirr e a crença de ONG na ‘cota dos bem cotados’ – modelo que Marcus considera adequado para a contratação de pessoas com deficiência no mercado da comunicação – foram alguns dos temas abordados na entrevista, como insumo para o TCC.
A partir de experiências de profissionais com cegueira ou baixa visão na profissão de jornalista e através da contribuição de especialistas na contratação de pessoas com deficiência a pesquisa expôs como a sociedade pode e deve contribuir para que de fato ocorra a inclusão no jornalismo.
O estudo abordou aspectos como: tecnologia assistiva, legislação, portais inclusivos e histórias contadas por jornalistas deficientes visuais.
Foram entrevistados por Alessandra seis jornalistas com deficiência visual. Quatro deles são cegos totais que atuam no área de comunicação: Lucas de Abreu Maia, Juliano Machado dos Santos, Marcos Henrique Carvalho Lima e Joana Belarmino de Sousa. E dois são profissionais com baixa visão: Marcus Aurélio de Carvalho, da Unirr, e Jorge Luis Barisson Palermo. Os jornalistas deficientes visuais falaram sobre a rotina de trabalho e sobre política de inclusão.
Também participaram das entrevistas dois especialistas na área de contração de pessoas com deficiência: Romeu Kazumi Sassaki, outra referência em palestras sobre inclusão social no Brasil, e a deficiente visual Melissa dos Santos Bahia.
De acordo com a estudante, a pesquisa realizada foi um marco, por ter levado para o espaço universitário a temática da inclusão. "Quanto mais pessoas estiverem esclarecidas sobre o tema, mais a informação será propagada e somente assim a inclusão plena poderá acontecer", completa Alessandra.
Na foto, Alessandra Gualberto no momento da apresentação do TCC na Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 2012.
|