Lançado o vídeo ‘Somos Unirr: Referência em educação inclusiva para os meios de comunicação
10/12/2012
Quem ganha mais com o método de ensino que permite o aprendizado e a participação de todos em sala de aula e nos exercícios práticos de rádio e TV?
As pessoas com deficiência se sentem incluídas e valorizadas em seus potenciais. Como diz Iara Pasqualini neste vídeo, "nem pensava que poderia ser repórter de TV... e sempre achei que, por ser cega, atuaria em outras funções nos meios de comunicação". Ela foi estudante do curso livre e inclusivo Comunicador Integral da Unirr. Pessoas com deficiência ganham em auto-estima e qualificação profissional.
A sociedade ganha com a formação das estudantes com deficiência, pois recebe novos talentos no mundo do trabalho. Talentos que suprem suas deficiências com outras habilidades e percepções. Pessoas com uma impressionante garra para gerar resultados nas empresas em que trabalham. É a 'cota dos bem cotados', como costuma dizer o diretor executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho.
Mas são os estudantes sem deficiência os que declaram maior entusiasmo com a educação inclusiva. Aprendem a trabalhar em equipe com pessoas que têm diferentes características e muitas competências. Aprendem a valorizar o potencial de cada um, sem preconceitos. Vibram com os resultados do grupo.
Estudantes com deficiência, sociedade e alunos sem deficiência. Todos ganham, pois se preparam para o que já começa a ser e o que será o mundo do trabalho daqui para frente. Um mundo do trabalho que curte a engrandecedora convivência das diferenças e não admite que o preconceito seja critério de seleção e de avaliação.
Unirr, desde 1995, referência em educação inclusiva.