Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Cegos atuam na câmera e como repórteres nas aulas de vídeo da Unirr

 
11/8/2012

Os estudantes da União e Inclusão em Redes e Rádio, Unirr, mostraram, na aula de reportagem em vídeo, os desafios das pessoas com deficiência quando visitam lojas na região da Avenida Paulista.  Os repórteres/estudantes Iara Pasqualini e Sérgio Augusto da Silva, ambos cegos, provam porque algumas lojas do Conjunto Nacional deveriam ter mais recursos de acessibilidade.  O câmera/estudante é Alex Simplício, praticamente cego.

A reportagem experimental foi produzida na aula de edição de vídeo, realizada no sábado, 11 de agosto de 2012, no curso livre Comunicador Integral da Unirr.  Na dinâmica, coordenada pelo professor Ricardo Gouveia, da equipe de capacitadores da ONG, estudantes que não são cegos – Adriana Massini, Tatiana Brasileiro, Lourdes Oliveira e Paula Simões – participaram da gravação como editores, produtores e roteiristas.  A aula do professor Ricardo Gouveia contou também com o apoio de Luciana Gabardo e Vanda Regina, da equipe de coordenação da Unirr.   

As(os) unirianas(os) têm atitude oposta à colocada em prática por alguns cursos ou veículos de comunicação, que tendem a escalar os profissionais com visão normal nas funções de repórteres, apresentadores e câmeras, deixando os deficientes físicos em geral - cegos, paraplégicos, surdos, etc - nas funções de auxiliar de produção, atendente de ouvinte/telespectador e outros cargos também relevantes, mas de pouca visibilidade para o grande público.  

Como costuma dizer o diretor executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, em suas palestras, "temos que construir uma sociedade que troque a prática da 'cota pela cota' por uma prática permanente da 'cota dos bem cotados'.   Para tal, a Unirr só dá aulas para turmas plurais, com professores que usam metodologia inclusiva e investem na qualificação profissional de todos os estudantes, com ou sem deficiência, para o mundo do trabalho.

A turma da noite do curso livre Comunicador Integral, que também conta com três estudantes cegos, fará nova versão de reportagem em vídeo, na aula de Ricardo Gouveia.

Acompanhe o vídeo do trabalho da turma de sábado, em mais uma 'atitude que inclui!'.

 

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2