“Existem formas de resolver e de divulgar as soluções com eficiência”, diz palestrante |
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3/2/2014
O coordenador da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, foi o responsável pela palestra (manhã) e dinâmicas com 'cases' (tarde) do tema 'Gerenciamento de Crises, Comunicação nas Crises e Ética Comunicacional - I e II', na última segunda-feira, 27 de janeiro. As seis horas de aula de Marcus integraram o Curso de Comunicação Social e Marketing Público da Escola de Políticas Públicas e Governo (EPPG) da Universidade Cândido Mendes (UCAM), no centro do Rio de Janeiro. A maioria dos participantes é formada por gestores e jornalistas que atuam em secretarias do governo municipal. Há também integrantes de empresas privadas e de organizações não-governamentais. O momento para a abordagem desse tema é crucial. Em menos de uma semana, as empresas privadas SuperVia (trens) e Lamsa (Linha Amarela), concessionárias de serviços públicos, deram demonstrações de ineficiência na administração de cenários críticos e na relação com a mídia. O poderes concedentes - estado, no caso dos trens, e município, na da via expressa - não ficaram atrás. Pela manhã, Marcus abordou - a partir de provocações destacadas por ele nos slides - os temas 'tomada de decisões estratégias em momentos de crise' e 'como evitar erros comuns no processo de comunicação da crise'. No turno da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos. Por sorteio, cada grupo teve que encontrar possíveis soluções para a crise em questão e as formas mais eficazes de divulgar as decisões tomadas. Por sorteio, os 'cases' ficaram distribuídos da seguinte forma:
- grupo 1 - Ades x soda cáustica - ocorrido no início de 2013. No final da aula, Marcus também abordou o tema 'ética na comunicação', com recomendações de leitura sobre esse campo temático.
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